05 julho 2010

Índices Atualizados

Novos dados sobre educação são divulgados. A melhora em décimos percentuais medida pelo IDEB não são nada acalentadores mas são comemorados. No ranking mais recente da educação, divulgado pela ONU, o país caiu de 76º para 88º lugar entre 128 países.
Como pode? Melhorou ou não? Dados, estatísticas, indicadores, aplicação de provas e uma série de medidores são lançados na tentativa de quantificar a educação quando deveríamos focar na qualificação. Dados são importantes? Sim, mas se os investimentos estivessem dirigidos para a infra estrutura educacional, automaticamente os índices melhorariam.Menos alunos nas salas, professores com formação continuada, salários suficientes para além da sobrevivência, salas de aula com boas condições físicas e instrumentais, equipe multidisciplinar que suprissem as necessidades individuais dos alunos e abarcassem as novas necessidades sociais que a sociedade capitalista imprime, nossos índices melhorariam significativamente.
Como serão nossos índices quando o processo de inclusão proclamado se estabelecer no todo da educação? Como será medido o avanço nas relações sociais pregada pela inclusão?
Os deficientes mentais estarão incluídos nas taxas de reprovação, evasão ou baixo índice na Provinha Brasil?
Incluir é fazer parte e não simplesmente estar num todo sem atendimento às suas necessidades.

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